Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Biodiversidade e Finanças

4 04America/Sao_Paulo outubro 04America/Sao_Paulo 2022 - 12:00 - 13:00

Necessário inscrição prévia para participar (link nos detalhes do evento).

 

Desde 2020, a agenda da Biodiversidade e Capital Natural tem ganhado espaço no setor financeiro, desde a criação da Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD).
A preservação e restauração de ecossistemas, além de constituir tarefa essencial à continuidade da existência de recursos naturais que são essenciais para a grande maioria das atividades econômicas, também é crucial para lidar com a crise climática, tanto em termos de mitigação quanto de adaptação.
No Brasil, por exemplo, a principal causa de emissão de gases de efeito estufa é o desmatamento, que, além de liberar carbono retido no solo, destrói fontes naturais de captura de carbono, e prejudica fortemente a regulação natural do regime de chuvas, que é realizada pelas florestas.
No caso dos ecossistemas marinhos, também ocorre a captura de carbono por fontes naturais, sendo que alguns deles (como mangues) capturam inclusive muito mais do que as florestas, além de proporcionar enorme resiliência a desastres naturais, já que reduzem em média pela metade o impactos de eventos climáticos extremos na costa.
Por isso é necessário que o setor financeiro entenda cada vez mais a importância de conhecer a localização das atividades financiadas, as peculiaridades de cada bioma e microbacia hidrográfica, para assim avaliar os riscos climáticos físicos e os riscos de biodiversidade a que as atividades econômicas financiadas estão expostas.

Palestrantes:

Abertura: Christine Majowski – Diretora do Projeto FiBraS/GIZ

Moderação: Luciane Moessa – Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS)

Palestrantes:

  • Tasso Azevedo – Coordenador-geral do MapBiomas
  • Ladislau Martin Neto – Pesquisador-geral da EMBRAPA
  • Mariana Graciosa Pereira – Analista do IBAMA

 

Detalhes

Data:
4 04America/Sao_Paulo outubro 04America/Sao_Paulo 2022
Hora:
12:00 - 13:00
Evento Categoria:
Evento Tags:
, , ,
Inscrições:
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_lCSy3-KuRXaYMmC21Ha8Kw

Organizadores

LAB
GT Riscos ASG